Saiba quais os cuidados necessários para manter sua saúde oftalmológica em dia.

Panorama brasileiro

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a expectativa de vida dos brasileiros que era de 66,9 anos em 1991 e chegará a 78,3 anos até 2030.

Apesar do cenário positivo da expectativa de vida, o Brasil tem vivido grandes mudanças em seu perfil epidemiológico. No século XX as doenças infectocontagiosas chegaram a representar 50% das mortes registradas no país, e hoje são responsáveis por menos de 10%. Já no caso das doenças cardiovasculares e crônicas tem ocorrido o oposto.

Além disso, o aumento na expectativa de vida ocasionou o crescimento da população idosa, que necessita de mais cuidados com a saúde. Nesse contexto, enfrentados o desafio do aumento nos problemas de visão, que crescem conforme a população envelhece. Atualmente, a catarata, o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) são as três maiores causas de cegueira no mundo.

Cuidados para o Cirurgião Dentista

Os problemas oftalmológicos mais comuns para os dentistas são os mesmos da população em geral, sendo eles a catarata, o glaucoma, a DMRI, os erros de refração e traumas oculares. Mas além das ações preventivas para estas doenças, alguns fatores de risco da profissão tornam indispensável que o profissional tome algumas iniciativas de prevenção a saúde ocular.

Um dos fatores de risco para a visão do cirurgião dentista é a proximidade entre os olhos do profissional e a cavidade oral do paciente. Essa aproximação gera o risco de exposição direta aos fluidos do paciente, possibilitando a ocorrência de contaminações por doenças infectocontagiosas, como HIV, hepatite, herpes, entre outras doenças.

Além disso, também podem ocorrer traumas córneo-conjuntivais durante os procedimentos através dos instrumentais que fazem parte do dia a dia do cirurgião dentista. Esses traumas podem causar infecções oculares gravíssimas.

Outro ponto que esta classe de profissionais deve se atentar é com as doenças recorrentes de uma rotina atribulada, onde a saúde acaba ficando de lado. Vista cansada, catarata, alterações de fundo de olho decorrentes de doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, estão cada vez mais presentes na vida dos dentistas devido ao estilo de vida corrido e a falta de exercícios físicos.

Sendo assim, é fundamental utilizar óculos de proteção durante os procedimentos odontológicos e manter um estilo de vida saudável a fim de manter a saúde dos olhos em dia.

Busque fazer exercícios físicos regularmente, consuma alimentos com baixo índice de açúcar, sódio e gordura e de preferência, que contenham antioxidantes. Essas medidas ajudarão a controlar e evitar doenças crônicas que alteram a visão, como a hipertensão e o diabetes. Fora do consultório, é importante utilizar óculos de sol com proteção UV.

Outro ponto importante que os oftalmologistas alertam é sobre a automedicação, um mau hábito da população brasileira em geral, e em especial aos profissionais da área da saúde. Por possuírem bom treinamento profissional, muitas vezes não buscam ajuda qualificada, no entanto, procurar um médico especialista ajudará a diminuir erros e prevenir a perda da visão que acontece naturalmente com o envelhecimento. Além do fator preventivo, a visita regular ao oftalmologista possibilita o diagnóstico precoce de doenças.

Gostou da matéria de hoje ou tem alguma sugestão de pauta para o nosso Blog? Entre em contato pelo nosso site ou pelas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.