Hoje em dia, muitas crianças não tem conhecimento sobre as coisas necessárias para se manterem saudáveis, principalmente quando o assunto é higiene pessoal. E tratando-se de higiene dental ou bucal não é diferente. Pergunte aos pais de qualquer família e eles vão lhe dizer sem hesitação que convencer seus filhos a escovar os dentes é uma luta constante!

Talvez seja pelo fato de que a escovação faça parte de sua rotina, principalmente antes de dormir. A causa dessa resistência é desconhecida, mas uma coisa é verdade: as crianças não levam a higiene oral a sério como os dentistas ou os pais gostariam.

Para nós profissionais da área, o que podemos fazer é capacitar os pais para desenvolverem hábitos de higiene dental com seus filhos. Para isso, apresento aqui 5 dicas rápidas e fáceis que podem fazer a diferença na rotina das crianças:

 

Desenvolva um jogo

A competição é motivadora, especialmente para os mais pequenos. Tente criar um jogo envolvente que tente aumentar o interesse pela saúde bucal, oferecendo recompensas saudáveis e elogios constantes.

Tente uma escova elétrica

As crianças não tem paciência e quando eles não gostam de fazer alguma tarefa, geralmente recorrem aos pais ou um adulto. Talvez uma escova de dentes elétrica pode reduzir um pouco a frustração da escovação da criança, podendo ser um fator importante para tornar a experiência mais agradável.  Na verdade, até mesmo os adultos ficam animados em utilizar esse tipo de escova!

Explique com suas palavras

Doenças como gengivite entre tantas outras, talvez não tenham o menor sentido para as crianças. Para contornar este problema, profissionais de odontologia podem ajudar os pais a explicar aos seus filhos as consequências de um higiene oral inadequada. Por exemplo, explicar que, “as cáries deixam os dentes tristes e feridos. Você não gostaria de ver eles assim, não é? ”

Deixá-los escolher a pasta, fio dental e outros suprimentos

Crianças ficam animadas com pequenas coisas, por isso é muito importante interagir com elas em suas escolhas pessoais, por exemplo, pedir sua opinião na compra da própria escova de dentes, pode ter um grande impacto psicológico. Os pais podem usar isso como uma boa estratégia! Isso permite que a criança fique motivada com a escovação e uso do fio dental.

Escovar os dentes com seus filhos

Esta última dica pode parecer simples, mas possivelmente a mais eficaz de todas! A ideia é ligar a rotina do pai ou da mãe com a criança de modo que possam testemunhar os hábitos diários com a intenção de aprendizado, confiando nas palavras da pessoa que lhe traz mais confiança. Em outras palavras, “Os filhos são os reflexos dos pais”.

Fonte:  http://www.thedentalgeek.com/2015/07/5-easy-ways-to-get-young-patients-to-brush-and-floss/