Há poucas semanas do verão é comum o aumento de pessoas buscando nutricionistas, academias e clínicas estéticas, a procura de intervenções que tragam o corpo desejado em tempo recorde.
No consultório do dentista a realidade não é diferente! A onda iniciada com as celebridades popularizou entre os brasileiros o uso de técnicas avançadas de restauração, como a aplicação de lentes de contato, facetas e clareamento. Muitos dentistas relatam que durante essa época do ano a procura pelo sorriso perfeito aumenta consideravelmente.
Mas não é só no fim do ano, afinal, informações da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) indicam que somente na região Sudeste a procura por intervenções odontológicas com fins estéticos aumentou 300% desde 2014.
Os números preocupam os especialistas em dentística. Afinal, nem sempre o tratamento estético desejado pelo paciente é o mais indicado para a sua saúde bucal.
Para se ter ideia, de acordo com dados da SBOE, apenas em São Paulo são aplicadas mais de 28 mil lentes de contato mensalmente, e este número chega a 10 mil no Rio de Janeiro. Dessa forma, na odontologia, hoje o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países onde se realizam mais mudanças estéticas, atrás apenas dos Estados Unidos.
Com o aumento exorbitante da procura por tratamentos estéticos, também é importante falar sobre a Brancorexia. A obsessão em recorrer à procedimentos que clareiam os dentes sem respeitar a periodicidade mínima recomendada por especialistas, e muitas vezes por conta própria tem aumentado e pode ocasionar problemas de saúde. Quando a procura por tratamentos é exagerada, é importante observar os pacientes para verificar se não se trata de Brancorexia.
Leia mais sobre Brancorexia nesta matéria.
O que é importante ressaltar e muitas vezes lembrar os pacientes, é que nem sempre os tratamentos desejados são os mais indicados. Essa conscientização é um desafio vivido no dia a dia do cirurgião dentista, que precisa esclarecer aos pacientes que muitos destes tratamentos são invasivos e podem ter efeitos colaterais indesejados, como desgastes e infiltrações que podem prejudicar a gengiva, causar cáries e até mesmo danificar a estrutura do dente.
Na odontologia sempre existiu a busca pela estética. No entanto, com a evolução tecnológica do setor, hoje os resultados alcançados são muito superiores aos de poucos anos atrás. Este rápido avanço de técnicas atrelado ao efeito do conteúdo que a mídia tem causado nas pessoas, fez com que o setor sofresse uma grande e rápida expansão, que se torna ainda mais expressiva nesta época do ano.
Neste ambiente em que a busca pelo sorriso perfeito se tornou uma febre e os pacientes já chegam no consultório odontológico sabendo exatamente o nome do tratamento que deseja realizar, vale a reflexão sobre o desafio do cirurgião dentista.
O dentista é o responsável por realizar o exame clínico minucioso e indicar as melhores formas de tratamento para cada indivíduo, muitas vezes desmistificando as ideias que a mídia apresenta.
Lembre seu paciente que mais importante do que procurar intervenções estéticas uma vez ao ano, é manter bons hábitos que garantam a manutenção de um sorriso bonito e saudável!
Gostou da matéria de hoje? Compartilhe este post em suas redes sociais!
E se tiver alguma sugestão de pauta para o nosso blog, envie-nos por mensagem no Instagram ou Facebook.