Em períodos de estagnação econômica, pequenas empresas sofrem ainda mais que as grandes por não possuírem capital suficiente para investir em novos produtos ou novas áreas.

Apesar disso, é mais fácil para os pequenos negócios se adequarem aos novos cenários e implantar mudanças. Que tal conferir as dicas que separamos para você tomar uma atitude diante da crise?

1. Reduza seu estoque

Com a nova realidade, a adaptação é necessária. Compare a diferença de saída de seus produtos e adeque a quantidade comprada do fornecedor para não ter prejuízos.

2. Revise seu mix de produtos

Analise quais são seus produtos com maior saída e quais aqueles que te dão pouco retorno. Elimine alguns dos itens da segunda análise e aumente sua lucratividade.

3. Invista em marketing

Apesar do que muitos pensam, não é inteligente reduzir seu investimento em marketing apenas porque as vendas não vão bem. É nessa situação que o investimento deve ser ainda maior para atrair novos clientes! Pense em investir em marketing digital, uma das maneiras mais baratas e com melhores resultados que você pode mensurar nos mínimos detalhes.

4. Renegocie dívidas

Se já estiver com dificuldade financeira, a solução é renegociaras dívidas com bancos e fornecedores. Dependendo da situação e seu relacionamento com os parceiros, você pode conseguir condições mais favoráveis para pagamento.

5. Seja criativo

Aprecie a criatividade dentro de seu negócio. Não só a sua, mas também de seus colaboradores. Mostre-se aberto a sugestões e mudanças, você pode se surpreender com novas ideias que irão alavancar seu negócio mesmo em tempos de crise.

Em períodos de estagnação econômica, pequenas empresas sofrem ainda mais que as grandes por não possuírem capital suficiente para investir em novos produtos ou novas áreas.

Apesar disso, é mais fácil para os pequenos negócios se adequarem aos novos cenários e implantar mudanças. Que tal conferir as dicas que separamos para você tomar uma atitude diante da crise?

1. Reduza seu estoque

Com a nova realidade, a adaptação é necessária. Compare a diferença de saída de seus produtos e adeque a quantidade comprada do fornecedor para não ter prejuízos.

2. Revise seu mix de produtos

Analise quais são seus produtos com maior saída e quais aqueles que te dão pouco retorno. Elimine alguns dos itens da segunda análise e aumente sua lucratividade.

3. Invista em marketing

Apesar do que muitos pensam, não é inteligente reduzir seu investimento em marketing apenas porque as vendas não vão bem. É nessa situação que o investimento deve ser ainda maior para atrair novos clientes! Pense em investir em marketing digital, uma das maneiras mais baratas e com melhores resultados que você pode mensurar nos mínimos detalhes.

4. Renegocie dívidas

Se já estiver com dificuldade financeira, a solução é renegociaras dívidas com bancos e fornecedores. Dependendo da situação e seu relacionamento com os parceiros, você pode conseguir condições mais favoráveis para pagamento.

5. Seja criativo

Aprecie a criatividade dentro de seu negócio. Não só a sua, mas também de seus colaboradores. Mostre-se aberto a sugestões e mudanças, você pode se surpreender com novas ideias que irão alavancar seu negócio mesmo em tempos de crise.

Em períodos de estagnação econômica, pequenas empresas sofrem ainda mais que as grandes por não possuírem capital suficiente para investir em novos produtos ou novas áreas.

Apesar disso, é mais fácil para os pequenos negócios se adequarem aos novos cenários e implantar mudanças. Que tal conferir as dicas que separamos para você tomar uma atitude diante da crise?

1. Reduza seu estoque

Com a nova realidade, a adaptação é necessária. Compare a diferença de saída de seus produtos e adeque a quantidade comprada do fornecedor para não ter prejuízos.

2. Revise seu mix de produtos

Analise quais são seus produtos com maior saída e quais aqueles que te dão pouco retorno. Elimine alguns dos itens da segunda análise e aumente sua lucratividade.

3. Invista em marketing

Apesar do que muitos pensam, não é inteligente reduzir seu investimento em marketing apenas porque as vendas não vão bem. É nessa situação que o investimento deve ser ainda maior para atrair novos clientes! Pense em investir em marketing digital, uma das maneiras mais baratas e com melhores resultados que você pode mensurar nos mínimos detalhes.

4. Renegocie dívidas

Se já estiver com dificuldade financeira, a solução é renegociaras dívidas com bancos e fornecedores. Dependendo da situação e seu relacionamento com os parceiros, você pode conseguir condições mais favoráveis para pagamento.

5. Seja criativo

Aprecie a criatividade dentro de seu negócio. Não só a sua, mas também de seus colaboradores. Mostre-se aberto a sugestões e mudanças, você pode se surpreender com novas ideias que irão alavancar seu negócio mesmo em tempos de crise.