Há algum tempo postamos uma matéria sobre os itens que devem constar no Plano de Negócios da sua clínica e hoje trouxemos algumas dicas para auxiliar este momento de tomada de decisões.
Como muitas vezes o cirurgião dentista opta por desenvolver sozinho o seu plano de negócios, seguem alguns itens que devem ser levados em consideração na hora de criar o plano.
1. O Plano de Negócios deve ser feito por você. Caso opte por contratar uma empresa de consultoria, participe integralmente de cada etapa. Afinal, é você quem colocará em prática o que está no papel.
2. Identifique as oportunidades que o mercado oferece para o seu negócio. Para isso é essencial analisar a viabilidade de realização para diferenciar ideias utópicas de oportunidades reais.
3. Seja conservador quando se tratar do financeiro e baseie todas as suas ideias em dados consistentes. Mesmo as ideias mais criativas precisam estar embasadas em um levantamento de informações de fontes confiáveis.
4. Acredite no seu plano! Nem tudo vai sair exatamente da forma como está no papel, mas é fundamental que você se mantenha fiel ao plano. Caso contrário, será fácil perder o foco e acabar enfraquecendo seu modelo de gestão.
5. O Plano de Negócios é uma ferramenta dinâmica e se for necessário pode ser alterado. Mas sempre baseie essas mudanças em informações relevantes e fontes confiáveis.
6. Dados ruins também são importantes – as vezes até mais importantes que os bons! Portanto é preciso ser otimista-realista na hora de analisar as informações. Jamais esconda ou desconsidere os dados ruins que encontrar em suas pesquisas.
7. Seja corajoso ao encarar os desafios. Faça o que precisa ser feito, e faça hoje! As vezes será necessário fazer o que não gosta se isso se mostrar mais eficiente. Da mesma maneira poderá ser necessário deixar de fazer o que se gosta caso esteja dando prejuízo.
Gostou da matéria de hoje? Caso tenha alguma sugestão de pauta para o nosso Blog, entre em contato pelo site ou por nossas redes sociais: Facebook e Instagram.