Já mostramos aqui no blog da Indusbello alguns projetos filantrópicos bem bacanas de dentistas preocupados em impactar positivamente seu entorno através de sua profissão.
Hoje queremos falar sobre três dentistas da cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, que decidiram unir forças e criar um projeto para atender pessoas carentes que não possuem condições de pagar por um tratamento odontológico.
Os três dentistas participantes do Projeto Conexão Saúde já realizavam individualmente atendimentos gratuitos à população necessitada e perceberam a possibilidade de realizar algo maior juntos.
Segundo a entrevista que o coordenador do projeto, o cirurgião dentista Renan Pereira, deu ao site SóNotíciaBoa, no projeto eles realizam atendimento preventivo, extrações de dentes, próteses e restaurações, além de tratamentos endodônticos e periodontais.
Os dentistas utilizam seus próprios consultórios para o atendimento, e tudo é bancado do próprio bolso.
Ainda na entrevista, Renan contou que a ideia surgiu ao perceber que o Brasil tem inúmeros dentistas e ao mesmo tempo muitas pessoas necessitando de tratamento odontológico.
“Essa minha inquietude com as pessoas em situação de rua começou quando eu descobri que o Brasil era o país com maior número de dentistas do mundo, mas isso não se refletia numa sociedade com maior qualidade na saúde oral, mesmo com tanta gente nós ainda temos uma parcela gigantesca de pessoas que nunca foram atendidas. Isso é bizarro, leva a gente a refletir para quem estamos fazendo odontologia. É uma forma de retornar o conhecimento que recebi todos esses anos”, relata Renan.
José, que ilustra o nosso post de hoje, foi um dos beneficiados com o projeto. Ele é vendedor ambulante e morador da cidade de Campinas. Para sustentar a família, todos os dias seu José fica até tarde vendendo seus produtos no semáforo de uma movimentada avenida da cidade.
Apesar da falta de vários dentes, ele relata gostar muito de cantar e sorrir, mas a aparência o atrapalhava a conseguir um bom emprego. Depois de extrações, restaurações e uma prótese removível, seu José recuperou o sorriso.
De acordo com Renan “Selecionamos os que estão em situação mais delicada, nos aproximamos e conversamos. Se eles nos dão abertura, fazemos o convite para o tratamento e atendemos nos nossos consultórios!”.
Esperamos que você tenha se sentido inspirado com este projeto tanto quanto a gente!
Conhece outros projetos bacanas que devem ser mostrados? Envie para nós através do Instagram ou Facebook.
Com informações do SóNotíciaBoa