O mutirão de cirurgias foi o grande desafio dentro da Expedição de Saúde, que se realizou na comunidade indígena Morada Nova, no oeste do estado do Acre (AC), entre os dias 25/10 a 3/11/17. Porém, dois trabalhos importantes se somaram às várias atividades desempenhadas durante a ação. O primeiro englobou a força tarefa de saúde bucal e, o outro, o acolhimento de pacientes que receberiam os atendimentos médicos. Uma equipe composta por oito dentistas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Juruá e outros quatro voluntários dos Expedicionários da Saúde, com o apoio de quatro agentes de saúde bucal, atenderam em 10 dias 345 indígenas, realizando 980 procedimentos odontológicos.

 

Além disso, os profissionais do DSEI ARJ aproveitaram para ampliar as ações de prevenção com palestras, ações de escovação supervisionadas e entrega de kits de higiene bucal (compostas por escova, creme e fio dental).

 

Para a dentista Daiane Abreu, a ação possibilitou a conclusão de vários tratamentos odontológicos que ainda seriam realizados ou em que estavam em andamento. “Pudemos contar com equipamentos e insumos para oferecer um tratamento completo, como restaurações, resinas e outros procedimentos. Dessa forma, restauramos não só os dentes dos pacientes, mas seu sorriso e sua autoestima. Além disso, a Expedição ajudou a diminuir a demanda reprimida dos atendimentos que iriam ser encaminhados para os centros urbanos”, destacou.

 

Dona Fátima Francisca Kaxinawá aproveitou para levar os seus três filhos (Banê-16 anos, Isaías-10 e João-4), que precisavam de atendimento odontológico. “Se não fosse esse mutirão e a vontade desses dentistas meus filhos poderiam ter dificuldades no cuidado dos dentes. Foi uma atividade muito importante. Com a ajuda deles, consegui ajudar a preservar o sorriso dos meus meninos, isso não tem preço”, agradeceu.

 

AÇÃO COMPLEMENTAR – Uma dupla que combina dentro e fora do DSEI ARJ foi responsável por uma das tarefas mais complicadas da Expedição: o controle de entrada e dispersão de pacientes. A assistente social Iglê Monte e a enfermeira Evelyn Magalhães eram responsáveis, junto a outros profissionais do Distrito, por um trabalho que une conhecimento, confiança da comunidade e até um traquejo logístico.

 

A responsabilidade dessa equipe era garantir o encaminhamento correto para consultas e procedimentos médicos diversos, internações, além de coordenar a acomodação do pré e pós operatório aos pacientes indígenas.

Participando pela primeira vez de uma ação tão grande em plena área indígena, a enfermeira Evelyn afirmou que foi uma experiência inesquecível. “A gente gosta do que faz, e fazemos com carinho para um povo que precisa de toda ajuda capacitada possível. Acho que o trabalho de toda equipe do DSEI, unida com a expertise dos Expedicionários, leva um atendimento digno aos nossos pacientes. Isso é gratificante pra gente e ainda mais para a comunidade indígena”, ressaltou.

 

Via Ministério da Saúde

Outras notícias

Projeto de disciplina de inovação apoiada pela Indusbello Company recebe premiação

O projeto da disciplina “Inovação e Empreendedorismo: Laboratório para soluções”, da Faculdade São Leopoldo Mandic [...]

Artigo: Gestão de custos em odontologia: quanto mais faturar, melhor? Depende…

Muitos consultórios e clínicas têm como objetivo buscar formas de aumentar seu faturamento mensal ou [...]

Abordagem odontológica ao paciente com necessidades especiais

Pacientes com necessidades especiais são indivíduos que apresentam uma condição, simples ou complexa, momentânea ou [...]

Recursos disponíveis e radiografias

Como a utilização de ferramentas corretas para a obtenção de uma imagem radiográfica odontológica com [...]

Um convite para a nova Odontopediatria

A odontologia é uma ciência dinâmica e as pesquisas apontam cada vez mais possibilidades, tanto [...]

Induslab: venha inovar conosco!

Nós da Indusbello temos como principal foco buscar novas ideias, novas tecnologias e  novas soluções, [...]

Indusbello lança produto inovador para análise de proporção dentária

Em mais uma parceria realizada buscando inovar e trazer as melhores soluções para o mercado [...]

Conheça os cuidados no tratamento dental em pacientes com necessidades especiais

Os dentistas podem encontrar uma série de eventos médicos que exigem conhecimento e cuidados extras, [...]

Você sabia que o marcador pode auxiliar no prognóstico do câncer de boca? entenda melhor agora!

Maria Fernanda Ziegler  |  Agência FAPESP – Pesquisadores identificaram a correlação entre a abundância de [...]

CFO é o primeiro a editar resolução com posicionamento contra o ensino a distância na área da saúde

Por Michelle Calazans/Ascom CFO   O Conselho Federal de Odontologia (CFO) editou a resolução 197/2019 [...]

Dentista, você investe em marketing digital? Conheça ferramentas úteis para iniciar no digital

Encerrando a nossa pequena série de artigos sobre Marketing Digital, vamos compartilhar algumas ferramentas que [...]

Dentista, você investe em marketing digital? Sabe com que frequência postar?

Saber quanto conteúdo produzir e de quanto em quanto tempo postar é uma questão frequente [...]