Porque não pensei nisso antes? Hoje vamos falar sobre materializar o orçamento.
Isso mesmo! Deixar a consulta palpável é o único jeito de fazer quem não dá valor à saúde, começar a dar!
Mas como posso fazer isso?
Temos os kits manicure, não temos? Bem, de agora em diante teremos também o kit consulta.
O kit seria um saquinho desses com zip contendo: babador; touca descartável; barreiras físicas para o refletor, seringa tríplice, encosto de cabeça e de braço (gosto muito dos da Bioblindage); luvas; guardanapo de papel; e um envelope de papel grau cirúrgico que será utilizado para o próximo paciente.
Caso deseje, ainda nessa hora você pode dar ao paciente um copinho com bochecho a base de clorexidina que vai ajudar a diminuir significativamente as bactérias na cavidade bucal durante a primeira hora de atendimento. Você também pode dar a ele uma escova com creme dental, mas tudo embutido no valor da sua consulta e em cima de lucros. Outra ideia é oferecer um CD depois do tratamento com as imagens gravadas, um bloco que sairá com o orçamento diferenciado, ou até mesmo dar a ele evidenciadores.
Mas o seu paciente vai pagar a consulta e ganhar o kit orçamento. E ele pode te perguntar: “Por que agora o doutor está fazendo dessa forma? Se fecho o orçamento com ele, ele não me cobra a consulta.”
Isso é uma fala e prática comum, e a resposta pronta que devíamos ter e a nossa secretária devia saber é “Mas o doutor não esteriliza o material cheio de saliva, sangue, bactérias e vírus só quando você fecha o orçamento! A nossa saúde e de nossa equipe vale muito. E a sua? Quanto vale?”.
E para ajudar, ainda podemos fazer um videozinho de como é fazer a pré limpeza, limpeza, secagem, embalagem e esterilização, armazenamento, validade, água destilada, detergente enzimático, sabonete líquido, escova de cabo longo, cuba de imersão, cuba ultra sônica, desincrustante, instrumentais, testes químicos e físicos, gasto com água, luz, secretária, faculdade, pós e aperfeiçoamentos. Enfim, um vídeo com o passo a passo de tudo o que é feito.
O “não custa nada”, ou o “só vou dar uma olhadinha”, pode te causar, com um simples espelho no canto da boca, um herpes! Uma doença que acredito que ninguém deseja contrair por causa de uma olhadinha.
E aí? Quanto vale a sua saúde? Da sua família? Da sua equipe?
Você, eu não sei. Mas eu quero viver muito e com qualidade de vida!
Lembre-se: nós podemos e devemos cobrar nossa consulta! Estudamos para fazer os melhores diagnósticos e indicações de tratamentos e não conseguimos fazer isso sem os instrumentais bem esterilizados, uso de EPI, equipo – pelo menos uma cadeira e ar comprimido. E tudo isso tem um custo.
Devemos nos valorizar para sermos valorizados. Temos que ser felizes para trabalharmos felizes!
Na próxima matéria falaremos sobre como valorizar esse kit consulta ao paciente valorizando o nosso diferencial!
Giuliana Lopes
Cirurgiã Dentista, especialista em Endodontia, atua como Consultora em negócios odontológicos, é colunista no blog da Dental Cremer com foco em biossegurança, palestrante, Consultora técnica da indústria Rioquímica, viabilizadora em novos materiais e negócios em saúde voltados a cuidados pessoais, e produtora de conteúdo e radialista na Radio Dental, a 1°web rádio do Brasil.