Empatia causa sensação de segurança e gera confiança na relação entre dentista e paciente.

 

Na era da tecnologia, fortalecer o lado humano nunca foi tão necessário. E na odontologia não é diferente!

A humanização da relação entre profissional e paciente traz diversos benefícios, e por isso vêm sendo cada vez mais discutida, seja na legislação, seja no processo de formação profissional das universidades.

 

Desafios para o profissional

Criar uma relação humanizada envolve sinceridade e empatia, e colocar essa teoria em prática pode exigir mudanças de atitudes, comportamentos, valores e conceitos previamente aprendidos pelo profissional durante sua trajetória de vida, tornando-se um grande desafio para o dentista. No entanto, para realizar um bom atendimento que integra ciência, técnica e relacionamento, é essencial humanizar.

 

Ao acolher o paciente, o profissional permite a criação de um vínculo entre quem cuida e quem é cuidado. E para acolher é preciso mostrar interesse e preocupação com o outro, sem ignorar o estado emocional do paciente, aumentando assim o vínculo afetivo.

 

Benefícios da relação humanizada

Ao garantir que o plano de tratamento seja norteado a partir do interesse com o bem estar do paciente, as chances de que ele se sinta seguro e confiante aumentam, pois ele compreende os motivos por trás da técnica e ciência envolvida.

Por isso, para realizar o atendimento humanizado é necessário:

– Atitude empática para diminuir a ansiedade e insegurança do paciente

– Ouvir e respeitar suas queixas

– Explicar de forma clara o passo a passo dos procedimentos

– Deixar claro o resultado previsto

Um atendimento humanizado permite conhecer as expectativas do paciente, deixar claro os resultados para que nenhuma falha de comunicação gere frustração. Além disso, irá permitir conhecer os obstáculos do dia a dia do paciente e prever atitudes que possam prejudicar o tratamento.

 

Tem alguma sugestão de pauta para o nosso Blog? Entre em contato pelo nosso site ou pelas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Outras notícias

Projeto de disciplina de inovação apoiada pela Indusbello Company recebe premiação

O projeto da disciplina “Inovação e Empreendedorismo: Laboratório para soluções”, da Faculdade São Leopoldo Mandic [...]

Artigo: Gestão de custos em odontologia: quanto mais faturar, melhor? Depende…

Muitos consultórios e clínicas têm como objetivo buscar formas de aumentar seu faturamento mensal ou [...]

Abordagem odontológica ao paciente com necessidades especiais

Pacientes com necessidades especiais são indivíduos que apresentam uma condição, simples ou complexa, momentânea ou [...]

Recursos disponíveis e radiografias

Como a utilização de ferramentas corretas para a obtenção de uma imagem radiográfica odontológica com [...]

Um convite para a nova Odontopediatria

A odontologia é uma ciência dinâmica e as pesquisas apontam cada vez mais possibilidades, tanto [...]

Induslab: venha inovar conosco!

Nós da Indusbello temos como principal foco buscar novas ideias, novas tecnologias e  novas soluções, [...]

Indusbello lança produto inovador para análise de proporção dentária

Em mais uma parceria realizada buscando inovar e trazer as melhores soluções para o mercado [...]

Conheça os cuidados no tratamento dental em pacientes com necessidades especiais

Os dentistas podem encontrar uma série de eventos médicos que exigem conhecimento e cuidados extras, [...]

Você sabia que o marcador pode auxiliar no prognóstico do câncer de boca? entenda melhor agora!

Maria Fernanda Ziegler  |  Agência FAPESP – Pesquisadores identificaram a correlação entre a abundância de [...]

CFO é o primeiro a editar resolução com posicionamento contra o ensino a distância na área da saúde

Por Michelle Calazans/Ascom CFO   O Conselho Federal de Odontologia (CFO) editou a resolução 197/2019 [...]

Dentista, você investe em marketing digital? Conheça ferramentas úteis para iniciar no digital

Encerrando a nossa pequena série de artigos sobre Marketing Digital, vamos compartilhar algumas ferramentas que [...]

Dentista, você investe em marketing digital? Sabe com que frequência postar?

Saber quanto conteúdo produzir e de quanto em quanto tempo postar é uma questão frequente [...]