Empatia causa sensação de segurança e gera confiança na relação entre dentista e paciente.
Na era da tecnologia, fortalecer o lado humano nunca foi tão necessário. E na odontologia não é diferente!
A humanização da relação entre profissional e paciente traz diversos benefícios, e por isso vêm sendo cada vez mais discutida, seja na legislação, seja no processo de formação profissional das universidades.
Desafios para o profissional
Criar uma relação humanizada envolve sinceridade e empatia, e colocar essa teoria em prática pode exigir mudanças de atitudes, comportamentos, valores e conceitos previamente aprendidos pelo profissional durante sua trajetória de vida, tornando-se um grande desafio para o dentista. No entanto, para realizar um bom atendimento que integra ciência, técnica e relacionamento, é essencial humanizar.
Ao acolher o paciente, o profissional permite a criação de um vínculo entre quem cuida e quem é cuidado. E para acolher é preciso mostrar interesse e preocupação com o outro, sem ignorar o estado emocional do paciente, aumentando assim o vínculo afetivo.
Benefícios da relação humanizada
Ao garantir que o plano de tratamento seja norteado a partir do interesse com o bem estar do paciente, as chances de que ele se sinta seguro e confiante aumentam, pois ele compreende os motivos por trás da técnica e ciência envolvida.
Por isso, para realizar o atendimento humanizado é necessário:
– Atitude empática para diminuir a ansiedade e insegurança do paciente
– Ouvir e respeitar suas queixas
– Explicar de forma clara o passo a passo dos procedimentos
– Deixar claro o resultado previsto
Um atendimento humanizado permite conhecer as expectativas do paciente, deixar claro os resultados para que nenhuma falha de comunicação gere frustração. Além disso, irá permitir conhecer os obstáculos do dia a dia do paciente e prever atitudes que possam prejudicar o tratamento.
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