Encerrando a nossa pequena série de artigos sobre Marketing Digital, vamos compartilhar algumas ferramentas que podem ser úteis para quem quer investir em mídias sociais.
Sabemos que a vida de um dentista é extremamente corrida, principalmente quando além de atender no consultório você ainda é responsável por gerenciar a marca e administrar uma empresa.
Por isso, hoje trouxemos dicas de meios e ferramentas que podem te auxiliar na gestão das Mídias Sociais da sua clínica.
Você não precisa fazer tudo sozinho
Sabemos que muitas vezes terceirizar o trabalho não é uma opção, principalmente em pequenas empresas, mas ter pessoas que entendam de marketing digital pode te ajudar a criar a melhor estratégia para alcançar os resultados desejados.
Se contratar alguém para cuidar do Marketing da sua clínica não é uma opção, outra alternativa é contratar uma agência especializada em Marketing Digital. Hoje em dia, existem muitas agências que oferecem bons serviços a preços justos, além de algumas serem especializadas na área da saúde, e até mesmo em Marketing para Dentistas.
Faça orçamento com diversas agências, e analise os portfólios. Se não se importar do atendimento ser virtual, você pode contratar uma agencia alocada em qualquer lugar do Brasil – ou exterior, afinal as entregas podem acontecer por e-mail, Skype, etc.
Uma dica, é que mesmo que o serviço seja terceirizado, você mesmo ou alguém de sua clínica fique responsável por responder as mensagens e comentários. Mas claro, quando se tratar de uma reclamação ou uma pequena crise, peça a ajuda de especialistas.
Softwares que podem ajudar
Existem alguns softwares e ferramentas que podem ajudar no seu dia a dia corrido e facilitar tanto na criação de conteúdo, quanto na programação de postagens. É isso mesmo! Você pode definir um período para planejar os posts da semana, quinzena ou mês, e deixar os publicações programadas, sem precisar se preocupar com isso caso seu dia esteja muito corrido.
Veja abaixo as principais ferramentas disponíveis no mercado atualmente.
– Criação de posts
Se você ainda não é um expert em design gráfico e não possui uma agência te ajudando na criação de conteúdo, indicamos que você utilize o Canva.
Essa ferramenta é fácil de usar, por isso não é necessário nenhum conhecimento em edição gráfica, possibilitando criar artes incríveis através de milhares de templates prontos. Nele você pode criar não apenas postagens para redes sociais, como também cartões de visitas, folders, cartazes, postais e diversos outros tipos de materiais. Além do site, ele está também disponível para Android e iOS, e é mais completo que a maioria dos sites da categoria.
– Programação de Postagens
Algumas plataformas permitem não apenas programar as postagens, mas visualizar e responder mensagens e comentários, além de ter acesso a relatórios exclusivos que te ajudarão a gerenciar suas redes sociais baseados em métricas e dados do mercado.
Para esta finalidade indicamos as ferramentas Buffer, mLabs, Hootsuite, AgoraPulse e Postcron.
A maioria dessas plataformas cobra uma mensalidade para uso da plataforma, oferecendo planos diferentes para cada perfil de usuário, mas a maioria oferece um mês grátis para teste, e algumas possuem uma categoria mais básica de plano que é gratuito.
– Banco de Imagens
Na hora de criar suas postagens cuidado com a origem e qualidade das fotos. Vamos indicar alguns sites que possuem um grande portfólio de imagens gratuitas e em alta resolução que poderão te ajudar na hora de criar seu conteúdo.
Para isso indicamos o Unsplash, Pexels, e o Freepik. Este último possui não apenas um grande banco de imagens, como também de vetores que podem ser úteis em suas campanhas.
– Ferramentas para Instagram
Se você utiliza o Instagram, existem diversas ferramentas disponíveis para mobile que ajudam na edição de vídeos e fotos e que possuem integração direta com a rede social. Elas não são como o Canva, que permite a inclusão de vetores e a edição de textos, mas podem auxiliar muito nas postagens rápidas do dia a dia. As mais utilizadas são A Color Story, PostMuse, Unfold e GrainCam.
Agora é só começar!
É comum uma pequena empresa cortar os investimentos em Marketing Digital após um curto período, mas no Marketing Digital os resultados não aparecem a curto prazo. Como dissemos nas primeiras matérias, lance suas estratégias, analise os resultados, e se precisar mude seus planos.
Se manter a frequência de postagens e interagir com seus seguidores não deixando ninguém sem resposta, você conquistará seguidores fiéis a médio e longo prazo, e sua empresa poderá ganhar uma audiência fiel na internet.
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