Tudo o que é postado nas suas redes sociais deve estar embasado nos objetivos da sua empresa! Por isso, para saber qual caminho escolher, precisamos antes saber onde se quer chegar.
Defina os objetivos da sua marca
Você, profissional que também é empreendedor já deve ter de forma clara e definida qual a identidade (estilo/jeito) da sua marca e seus objetivos de médio e longo prazo. Mas se você ainda não possui isso registrado de forma escrita, talvez este seja um bom momento para fazê-lo.
Os objetivos da sua clínica nortearão sua estratégia de ação nas redes sociais, ou seja, este é o momento de pensar em como as redes sociais poderão te ajudar a conquistar seus objetivos. E para saber qual a melhor linguagem a ser utilizada é preciso saber quem é o seu público alvo, bem como para definir qual tipo de conteúdo postar e com que frequência é necessário ter em mente seus objetivos.
Tendo como exemplo uma clínica que possui como valor ‘ser uma marca comprometida com a saúde dos idosos’, essa clínica deverá postar conteúdo que ajude a criar essa imagem e transmita este valor, tudo com uma linguagem adequada ao seu público alvo, e numa rede social onde esse público esteja mais presente.
Caso pretenda utilizar os mecanismos de busca, essa definição clara te ajudará também a realizar um mapeamento mais eficaz de palavras-chave. Por isso, tudo precisa ser definido nesta fase inicial.
Mas e ai? O que postar?
É aí que entra a identidade da sua marca! Por exemplo, se você é Odontopediatra, seu público é provavelmente os pais e responsáveis das crianças, afinal, criança não possui rede social e não escolhe qual dentista vai frequentar. Neste caso, quais assuntos seriam interessantes para este público? Dicas de higiene bucal, nutrição na infância, e assuntos que os pais devem saber, como quando deve realizar a primeira consulta, quando introduzir o creme dental, ou com que idade a criança pode começar a realizar a higiene bucal sozinha são alguns exemplos de assuntos que você pode abordar. Estes e tantos outros assuntos são de extrema importância e são conteúdos que ainda geram muitas dúvidas, tornando-os relevantes para o seu público. Portanto, utilize sua experiência em clínica para criar conteúdo com as dúvidas que você tira com mais frequência.
Além de conteúdos interessantes ao seu público alvo, você também pode postar notícias relevantes a eles, além de informar os diferenciais que sua clínica oferece.
Vale ressaltar que a rede é “social”, e que criar postagens que retratam o dia a dia e responder às mensagens e comentários rapidamente deixará seus seguidores satisfeitos. Um exemplo muito utilizado e que resulta em maior engajamento é fotografar os pacientes e fazer uma postagem de forma que ele se sinta querido em sua clínica. É claro, sempre deve-se ter bom senso para analisar se o paciente deseja mesmo ser fotografado, e se autoriza o uso das imagens nas redes sociais, portanto comece fazendo fotos com pessoas que você já conhece.
A verdade é que a maioria das pessoas gostam de se ver nas redes sociais, e este tipo de postagem, além de trazer mais interações – normalmente as pessoas comentam e até repostam quando são marcadas em fotos – serve para mostrar o resultado final do seu trabalho.
Sabemos que a área da saúde, e em especial a Odontologia, se utiliza muito da internet, porém possui muitas regras que devem ser estudadas antes de se fazer uma postagem. Imagens de antes e depois, por exemplo, são proibidas, bem como a publicação de fotos e nome do paciente sem a sua prévia autorização, e quebrar essas regras podem trazer problemas sérios ao cirurgião dentista. Portanto, estude bem a legislação vigente, e tenha sempre em mãos um termo de direito de uso de imagem para os pacientes que deseja fotografar.
Internet: Terra sem lei
Antes de postar tenha em mente que a internet é um local onde todos podem visualizar o que você diz. Por isso, independente da linguagem que deseja utilizar, é importante escrever de forma descontraída porém sempre respeitosa, principalmente quando vamos responder a uma reclamação. Afinal, mesmo que seja em uma mensagem privada, aquele conteúdo poderá ser copiado e publicado em outras plataformas.
Para isso, sempre tenha em mente os objetivos que você deseja alcançar e os valores que sua marca possui, e haja SEMPRE conforme eles. Caso você terceirize esse serviço, deixe bem claro essas informações para quem irá gerenciar suas páginas e sites.
Lembre-se que o site pode ser mais institucional, porém as redes são “sociais”, e as pessoas esperam conversar com a sua clínica como se dialogassem com alguém. Conteúdo é também uma forma de conversar com o seu cliente. Por isso, com um bom conteúdo ele provavelmente irá interagir com você buscando ainda mais informações sobre seus serviços.
A rede social te ajudará a criar a “cara” do seu negócio, então seja fiel aos valores da sua empresa. Dessa forma, com o conteúdo certo, o Marketing Digital pode levar sua clínica a patamares impossíveis e a preços justos, se comparado ao Marketing tradicional, especialmente no que diz respeito ao relacionamento com o cliente.
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