5 dicas para seu pequeno negócio enfrentar a crise econômica

Em períodos de estagnação econômica, pequenas empresas sofrem ainda mais que as grandes por não possuírem capital suficiente para investir em novos produtos ou novas áreas.

Apesar disso, é mais fácil para os pequenos negócios se adequarem aos novos cenários e implantar mudanças. Que tal conferir as dicas que separamos para você tomar uma atitude diante da crise?

1. Reduza seu estoque

Com a nova realidade, a adaptação é necessária. Compare a diferença de saída de seus produtos e adeque a quantidade comprada do fornecedor para não ter prejuízos.

2. Revise seu mix de produtos

Analise quais são seus produtos com maior saída e quais aqueles que te dão pouco retorno. Elimine alguns dos itens da segunda análise e aumente sua lucratividade.

3. Invista em marketing

Apesar do que muitos pensam, não é inteligente reduzir seu investimento em marketing apenas porque as vendas não vão bem. É nessa situação que o investimento deve ser ainda maior para atrair novos clientes! Pense em investir em marketing digital, uma das maneiras mais baratas e com melhores resultados que você pode mensurar nos mínimos detalhes.

4. Renegocie dívidas

Se já estiver com dificuldade financeira, a solução é renegociaras dívidas com bancos e fornecedores. Dependendo da situação e seu relacionamento com os parceiros, você pode conseguir condições mais favoráveis para pagamento.

5. Seja criativo

Aprecie a criatividade dentro de seu negócio. Não só a sua, mas também de seus colaboradores. Mostre-se aberto a sugestões e mudanças, você pode se surpreender com novas ideias que irão alavancar seu negócio mesmo em tempos de crise.

Outras notícias