A saúde começa pela boca – por Dra. Rita Senna

A saúde começa pela boca.

Clichê, porém verdadeiro. Todo mundo já ouviu falar desta frase, certo? Então vamos desmembrá-la para entender o que ela quer nos dizer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde reside na seguinte afirmação: “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Então, se a saúde começa pela boca, quer dizer que para ter tudo isso, nossa boca tem que estar 100%? Isso, mesmo! E em função disso também devemos cuidar tudo que comemos, certo? Certo!

Em nossa coluna de hoje, vamos focar nos alimentos adesivos, ácidos e detergentes, que possuem relação direta com a saúde bucal. O grupo de alimentos adesivos é aquele que deve ser evitado, pois engloba balas, doces, bolachas, entre outros alimentos com açúcar e de mastigação lenta. Esse tipo de alimento permanece muito tempo na nossa boca e adere às superfícies dos dentes, o que favorece a produção contínua de ácidos, desmineralização do esmalte e cárie.

Em relação aos alimentos ácidos como abacaxi, laranja, limão, bebidas de frutas e refrigerantes favorecem o que chamamos de erosão ácida, que se manifesta sob a forma de “desgaste” da estrutura do dente. Já os alimentos detergentes como a maçã, o pepino, a cenoura, entre outros, serão nossos aliados nessa jornada. Eles necessitam de um maior tempo mastigatório, facilitando a remoção de resíduos e bactérias por promoverem uma autolimpeza através do atrito do alimento com o dente e, além disso, suas fibras aumentam a produção de saliva e aumentam o pH da boca, diminuindo a acidez e evitando que haja o crescimento de bactérias que causam problemas bucais.

Boa alimentação associada a hábitos saudáveis são fatores essenciais na promoção da saúde como um todo e prevenção de doenças. Procure, portanto, realizar refeições balanceadas e saudáveis. Abuse das frutas, verduras e alimentos in natura ou minimamente processados e mantenha uma higiene bucal adequada. Invista em você e espalhe hábitos saudáveis por aí!

Rita Azevedo Senna, Cirurgiã Dentista graduada pela Universidade Federal de Pelotas, atua como Clínica Geral em horário comercial e, nos horários livres, pratica a troca de informações odontológicas, pois acredita que conhecimento compartilhado é conhecimento multiplicado!

Outras notícias