Já teve um dia ruim, mas ao entrar num ambiente alegre e aconchegante, sentiu que o dia ficou melhor? Pois é, boa parte das pessoas dizem sentirem-se afetadas pelo ambiente a sua volta.
Por isso, a decoração de um consultório odontológico deve transmitir limpeza, bem-estar, e ter elementos que deixem os clientes mais confortáveis e relaxados. Transmitir confiança, pode acalmar os mais receosos, e ter um ambiente criativo, pode deixar as crianças mais à vontade. Além de ser funcional e ergonômico, para facilitar a vida do dentista, o consultório deve ser adequado ao seu público. Por isso, ficar atento aos detalhes faz toda a diferença.
Conheça seu público
Na hora de decorar é preciso criar um meio termo entre o seu gosto pessoal e o estilo dos pacientes. Se pensar somente nos pacientes e não escolher peças que sejam do seu gosto, o ambiente pode ficar cansativo para você. E isso não é ideal, já que você é quem vai passar mais tempo dentro dele. Portanto, pense em qual o estilo do seu público e escolha uma decoração que também te agrade.
Se você atende crianças, por exemplo, pode colocar objetos mais coloridos e divertidos; ou se a maior parte do seu público é masculino, talvez seja melhor optar por um ambiente mais sóbrio; já para um público majoritariamente feminino, criar um clima romântico pode ser o mais indicado.
Mas não se esqueça, antes de mais nada o seu consultório deve transmitir organização, limpeza e preocupação com o conforto do seu paciente.
Atenção com as cores
Para as paredes, o ideal é escolher cores claras e frias, pois segundo pesquisas, as cores quentes podem deixar as pessoas mais agitadas. O branco é muito utilizado pois transmite uma impressão de limpeza, que é essencial em estabelecimentos da área da saúde. No entanto, com cores neutras nas paredes, é preciso investir em objetos e detalhes de cores quentes para dar vida ao consultório.
O bom de usar cores discretas nas paredes é que você pode trocar a decoração mais vezes, sem precisar renovar a pintura.
Outra dica interessante dos especialistas, é usar detalhes em madeira, pois eles aumentam a sensação de aconchego, e podem ser utilizados nos móveis ou em itens que compõem a decoração.
Ambiente iluminado e agradável
A iluminação é muito importante na hora de decorar seu consultório, e deve ser adequada em cada ambiente. Nos locais de trabalho, ela deve permitir que os profissionais trabalhem com facilidade. A falta de iluminação pode gerar fadiga em pouco tempo.
Na sala de espera a iluminação pode ser trabalhada de forma diferenciada, com luz indireta e preferencialmente amarela, pois dá a sensação de aconchego. Neste ambiente também é possível dar destaque a objetos específicos. Uma prática comum de especialistas é utilizar espelhos, que além de favorecer a iluminação, ampliam o ambiente.
A temperatura e ventilação dos ambientes também devem proporcionar conforto. Em geral, o ideal são temperaturas entre 20 e 24ºC.
Para deixar o ambiente ainda mais agradável, oferecer café, chá e biscoitinhos, pode ser um mimo a mais.
Seja criativo
Além dos equipamentos e condições obrigatórias, o seu consultório pode ter toques na decoração que o deixe criativo e único.
Seja original, tenha um espaço com a sua cara. Ter elementos que tornem o seu consultório único, mas que tenha a ver com você, vai torná-lo mais agradável para você. Usar sua cor preferida nos detalhes, expor quadros e elementos de lugares nos quais você esteve, por exemplo, torna o ambiente mais pessoal e aconchegante para você e seus pacientes.
Outra dica interessante, é escolher peças neutras para os móveis grandes (creme, marrom, branco ou cinza), para você não enjoar, afinal, você passa um bom tempo do seu dia dentro deste lugar. Além disso, as peças neutras dão a possibilidade de você mudar a decoração com mais frequência, e abusar um pouco mais nas cores dos detalhes, como nas almofadas, abajures e cortinas.
Durabilidade
Invista em móveis confortáveis e duradouros, assim você poderá renovar sua decoração de tempos em tempos sem precisar gastar com móveis todas as vezes. Uma dica para aumentar a durabilidade é escolher peças feitas em materiais sintéticos, ou que possam ser impermeabilizados. Isso facilita a limpeza e aumenta a vida útil dos móveis e estofados.
Organização
A posição dos elementos que compõem a decoração deve ser bem pensada. Se o ambiente é pequeno, tente não aglomerar móveis e equipamentos, pois isso aumenta a sensação de que o local é apertado. Deixe os corredores e locais de muita movimentação livres para não causar desconforto, e lembre-se de manter o espaço acessível para cadeirantes (uma cadeira de rodas tem largura média de 70 cm).
Conteúdo na sala de espera
Além de revistas e jornais, também é possível oferecer conteúdo através de uma televisão ou música ambiente, pensando sempre na boa visibilidade e na sensação harmônica que eles devem proporcionar. Se você optar pela TV, procure escolher um conteúdo relacionado à odontologia, mas que seja leve, para não gerar ansiedade em quem aguarda a sua vez no atendimento.
Sempre pense nas crianças
As crianças merecem e precisam de atenção especial, da sala de espera até a consultório. Por isso, mesmo que você não atenda este público, esteja preparado para recebê-los na sala de espera como acompanhantes dos pais, por exemplo.
No local de espera, pense em um espaço com tapetes, quadros, papéis, lápis de cor e brinquedos para divertir os pequenos, enquanto aguardam o atendimento. E dentro do consultório pense em acessórios coloridos e feitos especialmente para este público, para que as crianças simpatizem e sintam-se confortáveis.
Conheça a linha Bambini, com produtos exclusivos para a Odontopediatria, clicando aqui.
Gostou da matéria? Envie sua sugestão de pauta por mensagem pelo nosso Facebook ou Instagram.