A estação mais fria do ano está chegando, e com ela várias doenças acabam se manifestando. Dentre as mais comuns está a sinusite, que atinge mais de 30 milhões de brasileiros todos os anos, e destes, cerca de 10% tem a origem da inflamação diretamente ligada a problemas de saúde bucal.
A sinusite é uma inflamação nos seios da face, localizada próxima à arcada dentária. Este seio maxilar está separado dos dentes posteriores apenas por uma camada de ossos, e está ligada a área bucal por vários vasos sanguíneos. Os sintomas mais comuns da doença são dor de cabeça, dor de dente e gosto ruim na boca.
Dentre os problemas bucais que podem causar a sinusite, um dos mais comuns é a cárie. Dependendo de sua extensão, a cárie pode desenvolver uma lesão que vai até a raiz do dente, e assim atingir o seio maxilar e causar a inflamação.
Além da cárie, procedimentos bucais mal sucedidos também podem gerar a sinusite, como é o caso de extrações, onde pequenos pedaços da raiz do dente e até mesmo os produtos que são utilizados para a cirurgia podem causar a inflamação que leva a sinusite. O tratamento inadequado de uma raiz pode gerar um cisto capaz de penetrar na cavidade do seio maxilar. Se este for o caso, é necessário realizar uma pequena cirurgia para a remoção do corpo estranho.
A obstrução das vias nasais, causadas pela sinusite também pode fazer com que estas pessoas respirem pela boca, diminuindo a produção de saliva e causando a sensação de boca seca, lábios rachados e dificuldade de engolir alimentos e saliva.
Vale lembrar que por se tratar de uma infecção no seio facial, é preciso primeiro que o paciente consulte um otorrinolaringologista para descobrir a causa da sinusite. Nestes casos, normalmente é realizada uma tomografia computadorizada da região.
Tem alguma sugestão de pauta para o nosso Blog? Entre em contato pelo nosso site ou pelas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.